sábado, 19 de agosto de 2017

# 358



Fiquemo-nos por aqilo a que Ronald chama comovedoramente a realidade e que acredita ser apenas uma.

(...)

Tu pensas que há uma realidade postulável porque tu e eu estamos aqui nesta noite (...) Tenho a sensação que isso te dá uma grande segurança ontológica: sentes-te seguro de ti mesmo, bem dentro de ti e daquilo que te rodeia. Mas se tivesses o dom da ubiquidade e pudesses assistir a essa mesma realidade a partir de mim e de Babs ao mesmo tempo, compreendes, se tu pudesses ver esta sala no mesmo momento a partir do meu lugar, com tudo o que eu fui e sou, e a partir de Babs, com tudo o que ela foi e é, talvez compreendesses que o teu egocentrismo de trazer por casa não te oferece qualquer realidade válida. Ela oferece-te apenas uma crença baseada no terror , uma necessidade de afirmar aquilo que te rodeia para não caíres dentro do buraco e acabares por sair pelo outro lado, vá-se lá saber onde.


Julio Cortázar - O Jogo do Mundo (Rayuela)

Sem comentários:

Enviar um comentário