sexta-feira, 6 de agosto de 2010

# 3


O meu pai vangloriava-se de ter sido a primeira pessoa a fabricar um bisturi eléctrico em Espanha, embora provavelmente tenha tirado a ideia de uma publicação estrangeira. Lembro-me de o ver debruçado na mesa da oficina, a efectuar incisões num bife de vaca, assombrado com a precisão e a limpeza do corte. Jamais esquecerei o momento em que se virou para mim, que o observava um pouco assustado, para pronunciar aquela frase inaugural:
- Repara, Juanjo, cauteriza a ferida ao mesmo tempo que a causa.
Quando escrevo à mão, num caderno, como agora, acho que me pareço um bocado com o meu pai quando estava a experimentar o bisturi eléctrico, pois a escrita abre as feridas e cauteriza-as ao mesmo tempo.

Juan José Millás - O Mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário