domingo, 6 de julho de 2014

# 140



Bem estreito é o fio da navalha! Entre dois perigos me equilibro: de um lado ameaça-me a àvida boca do excesso, do outro a amargura da avareza que de si mesma se alimenta. E teimo na recusa de optar entre a orgia e a ascese, ainda que com isso me sujeite ao suplício em brasa dos desejos. Não sou livre nos meus actos, por isso tudo me pode ser desculpado. Mas este conhecimento não me basta. O que procuro para a vida não é uma desculpa, mas exactamente o seu contrário: é o perdão que busco. Descubro, afinal, que se não levar em conta a minha liberdade, todo o consolo é enganador, mera imagem reflectida do desespero. De facto, assim que o desespero me diz - "perde a esperança, o dia não passa de um momento de trevas entre duas noites", há uma falsa voz que me grita - "tem confiança, a noite não é mais do que um momento de trevas entre dois dias".
A humanidade, porém, não é de palavras que precisa; anseia por um consolo que ilumine. E mesmo aquele que deseje tornar-se mau - agir como se todos os actos fossem defensáveis - deve ao menos ter a bondade de notar quando o consegue.
É impossível saber quando cairá o crepúsculo, impossível enumerar todos os casos em que o consolo se fará necessário. A vida não é um problema que possa resolver-se dividindo a luz pela escuridão ou os dias pelas noites, mas sim uma viagem imprevisível entre lugares que não existem.


Stig Dagerman - A nossa necessidade de consolo é impossível de satisfazer

Sem comentários:

Enviar um comentário