sábado, 7 de setembro de 2013

# 100



Hoje estou muito lúcido, a febre deve ter baixado, já não tenho pesadelos. Falei-te nos pesadelos? Se já o fiz, não deites nada fora, a vida, especialmente a vida dos heróis, é feita de mil coisas, nomeadamente de pesadelos (...) Dormi muito, devo ter dormido muito. Ou talvez não...às vezes, num minuto de sono há anos de permeio (...) Por vezes as recordações parecem feitas de gelatina, as coisas pegam-se umas às outras, como se as tivéssemos desossado, derretem-se, vês um rosto...espera, diz-te ele, cacei-te, não me reconheces, pateta?, sou eu, não vês? (...) sorri como se estivesse à tua espera para te contar uma piada...e também tu sorris, é estranho encontrarem-se assim, passado tanto tempo, e ele sempre ali, no mesmo sítio, naquela lívida madrugada. Será possível que tivesse ali ficado? É possível. Os homens não se mexem, ficam como que encantados em momentos fixos, só que não o sabem, a gente imagina um fluir contínuo que aos poucos se evapora, mas não, algures no espaço esse momento mantém-se fixo no gesto e em tudo o mais, como por encantamento, numa fotografia sem chapa. É preciso saber vê-la, mas existe, digo-to eu.


Antonio Tabucchi - Tristano Morre

Sem comentários:

Enviar um comentário